Florianópolis, 19 de março de 2025 - Praias, algumas delas intocadas, uma das baías mais bonitas do mundo, costões de mata e avistagem de baleias-francas no mar. Esses são alguns dos motivos que fazem do Desafio Rota da Baleia 2025 uma corrida especial. O evento esportivo, confirmado para 13 de setembro, terá uma das maratonas mais bonitas do Brasil. Serão 42 km entre Imbituba e Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina. Esta é uma das quatro distâncias disponíveis do evento.
As inscrições para o Desafio Rota da Baleia 2025 podem ser feitas pela página oficial do evento no site da On Sports, organizadora da prova. Além dos 42 km, uma das novidades da edição deste ano, estão disponíveis as corridas de 21 km e 8 km, assim como a ultramaratona de 80 km, que também pode ser superada em equipes de dois, quatro ou oito atletas.
O percurso de 80 km começa na histórica cidade de Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e tem a linha de chegada em Garopaba. Dentro dele estão os 42 km da maratona de trilha mais bonita do Brasil. A largada será na icônica Praia da Vila, em Imbituba, percorre 10 praias da cidade, entre elas a famosa Praia do Rosa, e segue pela costa em Garopaba até a linha de chegada, na Praia Central. Esse trajeto é uma das áreas de maior concentração de baleias-francas no período.
“A maratona, com seus 42 km, é uma das novidades desta edição. Em outros anos, teve dois quilômetros a menos. Em 2025 incluímos trecho da bela Trilha do Farol, no costão da Praia da Vila, para que tenha a distância de uma maratona e, ainda, fique mais bonita e desafiante aos atletas. Este percurso não tem praias de mar aberto e, dessa forma, reserva muitas paisagens aos corredores, além da grande possibilidade de avistagem de baleias, que sempre aparecem nesse trecho a cada edição do evento”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.
O Desafio Rota da Baleia homenageia as principais visitantes do litoral sul catarinense do início do segundo semestre: as baleias-francas. Durante os meses de inverno, principalmente, as baleias migram para a costa do litoral sul de Santa Catarina para encontrar águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes. Participar da prova e ser surpreendido com pulos ou borrifos dos animais no mar é uma atração à parte ao longo dos percursos.
Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. A partir da histórica cidade catarinense, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, Ferrugem, Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central.
Além das 23 praias, os atletas passam por pelo menos 10 costões, com trilhas de mata atlântica próximas ao mar, sendo dois deles na Praia do Rosa. Do total de 80 km, apenas 7% são em estradas pavimentadas ou asfaltadas. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas, em trecho com quase 5 km entre as praias de Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.
O Desafio Rota da Baleia 2025 tem apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.
Comentários
Postar um comentário